Close

O que é pressostato?

Um compressor, apesar de ser um equipamento muito comum, requer uma análise meticulosa. Pois ele envolve pressões extremas que, quando não controladas, podem ocasionar acidentes graves à segurança das pessoas envolvidas.

Um dos componentes básicos e de grande relevância em um sistema de compressão de ar é o pressostato.

Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção. Sua função primária é a de proporcionar proteção a integridade do equipamento.

Ele funciona como uma chave elétrica, abrindo e fechando um contato elétrico, iniciando ou desligando o motor que pressiona o ar dentro do cilindro.

Quanto ao intervalo entre atuação e desarme, os pressostatos podem ser fornecidos com diferencial fixo e diferencial ajustável.

Sendo que o fixo só oferece um ponto de ajuste, o de setpoint: intervalo entre os pontos de atuação e desarme.

O ajustável permite ajuste de setpoint e alteração do intervalo entre o ponto de atuação e o de desarme.

Os compressores utilizam-se de diferencial ajustável. O dispositivo é instalado e parametrizado por um técnico capacitado de acordo com a pressão do compressor.

Esses parâmetros de mínimo e máximo são determinados pelos fabricantes dos componentes envolvidos, principalmente os parâmetros do cilindro do compressor.

Grande parte dos acidentes registrados se devem à falta de conhecimento na instalação dos componentes.

Por se tratar de um equipamento tão comum em um grande número de aplicações, os compressores de ar acabam por se tornar alvo de experiências, muitas dessas, mal sucedidas.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin