Close

Para facilitar a compreensão sobre os compressores, é importante entender o que é PRESSÃO e VAZÃO. Vamos lá?

Libras ou PSI é a pressão da saída de ar do bloco compressor para dentro do reservatório. Pressão

O primeiro ponto a se verificar é sobre a pressão. Antes de entrarmos nesse quesito, vale uma ressalva. Quando falamos de pressão de ar não estamos falando de pressão atmosférica que é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície e sim sobre qual a força de compressão do ar dentro do cilindro (tanque de reservatório).

Para medição dessa pressão é utilizado o sistema de medida PSI (abreviação em inglês pound force per square inch) que é a pressão resultante da força de uma libra-força (unidade de força usada em alguns sistemas de medida, tais como o sistema de unidades inglesas de engenharia. Uma libra-força é igual ao peso (sendo o peso uma força) exercido sobre uma massa de uma libra (0,45359237 kg) submetida à gravidade padrão aplicada a uma área de uma polegada quadrada.


Precisamos entender também algumas equivalências de pressão e deslocamento de ar PSI, LIBRAS, KGF e BAR são utilizados para dizer a mesma coisa e significam pressão.

A pressão dos compressores de ar é exibida através dele, de manômetros que utilizam esse sistema de medição.

Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,51 PSI).

É importante conhecer a pressão para adquirir o compressor, para que não tenha danos no equipamento devido a uma pressão maior que a recomendada ou uma perda de eficiência por baixa pressão no ar comprimido.

Outro fator relevante sobre a pressão é o pressostato, um equipamento de segurança que faz o controle do funcionamento do compressor evitando explosões do mesmo.

Reservatório

O Reservatório é outro ponto importante pois trata-se do cilindro de armazenamento do ar comprimido, este é medido em litros. Os reservatórios têm grande variação de tamanho, a partir de 5 litros chegando até aproximadamente 500 litros de capacidade. Quanto maior o reservatório, maior a capacidade do compressor atingir uma pressão elevada chegando a atingir 175 libras.

Existem também os compressores que não têm reservatórios, chamados de compressores de ar direto e sua pressão pode atingir até 40 libras e dependendo do serviço a ser executado é uma boa opção, mas não é o mais recomendado a indústrias por exemplo.

Vazão

A vazão de ar do compressor é importante pois está também diretamente ligada a capacidade de atender a demanda de ar comprimido do seu projeto, as unidades mais usuais para identificação de vazão são: PCM (pés cúbicos por minuto), M³/min. (metro cúbico por minuto), ou L/min (litros por minuto.

O sistema mais utilizado é o PCM (pés cúbicos por minuto). Ele equivale em média 28 litros de ar por minuto.  Os equipamentos que são ligados a rede de ar normalmente têm em suas especificações a sua carga necessária de PCM.

PCM = Pés cúbicos por minuto (Pés³ ou PCM) que é o deslocamento teórico do ar por minuto para dentro do vaso de pressão através do bloco, exercendo a pressão requerida.

Recomenda-se a escolha de um nível um pouco acima do necessário, pois pode haver perda no rendimento volumétrico do ar comprimido em alguns compressores e tubulações.

Por exemplo: um compressor ar de 10 PCM (pés), medida de vazão, por exemplo, pode ser usado em oficinas mecânicas, marcenarias, borracharias, serralherias, funilarias e marmorarias, bem como pequenas e médias empresas e postos de serviço.

Já um de 40 Pés, pode fazer serviços mais pesados, como em indústrias e na construção civil.

Veja: 1 PSI = 1 libra (lbf/pol2) 1 kgf/cm2 = 14.223 libras – Ex 175 lb = 12kg teóricos | 140 lb = 9,4kg | 120 lb = 8kg 1 Bar = 14.51 libras 1 PCM = 28,316 lts. de ar por minuto (deslocam. Teórico) para dentro do vaso

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin