O Reservatório de Ar Comprimidotem a finalidade de atuar como armazenamento temporário para acomodar os picos de demanda do sistema e otimizar a eficiência da fábrica, equilibrando e armazenando a pressão entre o compressor e o sistema de consumo, sendo assim, essencial para todos os sistemas de ar comprimido.
Um compressor de ar pode funcionar sem um reservatório, mas a ausência desse equipamento no sistema de ar pode aumentar os ciclos de carga e descarga no compressor, fazendo-o trabalhar mais.
Esta alternância ocasiona variações de pressão no sistema de ar comprimido que são absorvidas pelos Reservatórios de Ar Comprimido.
São funções dos Reservatórios de Ar Comprimido:
- Armazenar o ar comprimido, igualando a variação do consumo e a demanda do sistema;
- Expandir o ar para efetuar a troca de calor;
- Aumentar o a duração entre carga e alívio do compressor;
- Diminuir a temperatura do ar comprimido;
- Drenar o condensado presente no ar após o compressor.
- Igualar a variação de pressão a partir das variações geradas pelo compressor de ar comprimido;
Um Reservatório de Ar Comprimido deve, em geral, ser dimensionado de acordo com a variação do consumo, o tamanho do compressor e a sua variação de produção.
Alguns compressores de ar podem vir com reservatório acoplado. Nesse caso, o compressor é montado em cima do reservatório de ar.
Esse modo é comumente visto em compressores de 35cv.
Compressores de ar maiores não são adequados para a opção montada em tanque, pois são pesados e podem representar risco à segurança.