Close

Reservatório de Ar Comprimido

O Reservatório de Ar Comprimidotem a finalidade de atuar como armazenamento temporário para acomodar os picos de demanda do sistema e otimizar a eficiência da fábrica, equilibrando e armazenando a pressão entre o compressor e o sistema de consumo, sendo assim, essencial para todos os sistemas de ar comprimido.

Um compressor de ar pode funcionar sem um reservatório, mas a ausência desse equipamento no sistema de ar pode aumentar os ciclos de carga e descarga no compressor, fazendo-o trabalhar mais.

Esta alternância ocasiona variações de pressão no sistema de ar comprimido que são absorvidas pelos Reservatórios de Ar Comprimido.

São funções dos Reservatórios de Ar Comprimido:

  • Armazenar o ar comprimido, igualando a variação do consumo e a demanda do sistema;
  • Expandir o ar para efetuar a troca de calor;
  • Aumentar o a duração entre carga e alívio do compressor;
  • Diminuir a temperatura do ar comprimido;
  • Drenar o condensado presente no ar após o compressor.
  • Igualar a variação de pressão a partir das variações geradas pelo compressor de ar comprimido;

Um Reservatório de Ar Comprimido deve, em geral, ser dimensionado de acordo com a variação do consumo, o tamanho do compressor e a sua variação de produção.

Alguns compressores de ar podem vir com reservatório acoplado. Nesse caso, o compressor é montado em cima do reservatório de ar.  

Esse modo é comumente visto em compressores de 35cv.

Compressores de ar maiores não são adequados para a opção montada em tanque, pois são pesados ​​e podem representar risco à segurança.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin